Mutualismo entre aves e mamíferos

Mutualismo facultativo ou protocooperação é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente, não havendo obrigatoriedade de dependência entre os seres envolvidos para sobreviverem.

Podemos citar alguns exemplos de mutualismo facultativo em todo o reino animal. Nesse post darei um exemplo dessa relação muito comum entre várias espécies animais, inclusive entre aves e mamíferos.

Várias aves tem o hábito de se alimentar de carrapatos e/ou outros parasitas de alguns mamíferos. Temos a Garça-vaqueira (Bubulcus ibis), espécie originária do continente africano que praticamente colonizou todo o território brasileiro, recebe esse nome devido ao seu comportamento de retirar os carrapatos e moscas do dorso do gado. O Suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) possui o mesmo hábito alimentar da espécie citada anteriormente, retirando carrapatos e outros parasitas do gado e de capivaras. Abaixo algumas fotos mostrando essa relação de mutualismo entre um Frango-d'água-comum (Gallinula galeata) e uma capivara.





2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...